Nota para mim mesmo:

Eu quero um logo novo!!!

quarta-feira, julho 12, 2006

Dicionário Homem-Hipérbole de Semântica

Dando continuidade à idéia apresentada no blog CrissMyAss sobre as "sutilezas" do vocabulário luso-brasileiro, aproveitei pra mostrar o meu entendimento sobre algumas expressões comumente usadas na redundante rotina diária do nosso dia-a-dia:

"Veja bem" - típicamente falado pela ex-ministra Zélia Anysio Cardoso (tinha até um personagem na escolinha do Raymundo com esse bordão)

"Então" - usada por TODOS os pulistanos no começo de QUALQUER frase

"Enfim" - normalmente usada no começo por políticos, desde os tempos de Maquiavel, dando uma idéia de que "O fim justifica os meios"

"Ou seja" - antes usado para resumir, agora serve mais para confundir

"Sendo assim" - no passado, pressupunha-se que essa expressão fosse precedida de algum fato. Hoje, serve pra justificativas vãs

2 comentários:

CrissMyAss disse...

Esse costume de dizer "então" no começo das frases, acho que vem do italiano: Eles gostam de começar as frases com "dunque", que é mais ou menos como "então", "ou seja";
Isso explica, mas não justifica, porque seja na Italia,seja em São Paulo, essa porra não tem sentido algum.
[ ]s

Ozéas disse...

Pois é, faltou o "pois é".
Pessoalmente tenho essa mania de começar a comentar assim.
O "pois é" substitui muito bem o "veja bem", o "então", o "enfim", ou "ou seja" e mesmo o "sendo assim".
Pois é, o "pois é" é assim, ferramenta para enrolar bem na arte de falar.
Abç