Nota para mim mesmo:

Eu quero um logo novo!!!

segunda-feira, agosto 07, 2006

Entendendo o motivo de eu votar nulo

Nessas eleições, a campanha contra e a favor do voto nulo ganhou proporções que eu nunca vi antes. Dúvidas quanto à validade, aos benefícios, se funciona ou não... vem sendo divulgadas a torto e a direito. O que é entendido e divulgado, via de regra, sem tomar partido sobre o assunto é o seguinte:

  1. O voto nulo é historicamente ineficaz como forma de protesto. Eficaz seria escolher candidatos decentes.

  2. Diferente do branco, não é considerado voto válido. ainda assim, se houver mais de 50% de votos nulos, os candidatos se elegeriam de acordo com o total dos votos válidos.

  3. O TSE já decidiu anteriormente que o voto nulo caracterizaria "desobediência civil" e que poderia ser convertido em voto branco, em municípios com menos de 200 mil eleitores (1 único turno).

  4. O voto nulo não favorece nenhum candidato nem legenda de nenhum partido.

  5. Há uma enorme variedade de candidatos corruptos, quase 100% do total de cnadidatos, para optarmos. Os que sobram são facilemte corruptíveis ao serem eleitos. Dentre eles, há os criminosos "não oficiais". Se subirmos de nível hierárquico, chegamos ao cúmulo de 100% de candidatos corruptos.
E agora? Em quem votar? Devo votar em alguém que eu não acredito que seja o melhor, mas que pode fazer com que outro pior não vença? Devo votar em alguém, mesmo sabendo que esse alguém não fará nada de diferente de nenhum candidato? Devo fazer uni-duni-tê?

Não sei responder a nenhuma dessas perguntas. Mas posso dizer o que eu farei: votarei nulo. Não porque eu não sei em quem votar. Nem porque quero fazer um protesto em vão. Mas porque eu sei em quem eu NÃO QUERO votar. Em nenhum deles. Depois, o resultado que for, estarei com a minha consciência limpa. Afinal, se eu tenho CERTEZA de que nenhum fará nenhuma diferença ou ainda poderá reforçar a imagem de país corrupto que é o nosso, não conseguiria dormir à noite pensando que eu contribuí para algum deles estarem no comando.

        2 comentários:

        Homem-Hipérbole disse...

        Esse é o link: Voto nulo não invalida eleição do JB Online...

        E depois vou mudar o link pro "Votar em quem" no lugar do Evidências...

        Valeu pela dica!

        Camarada Arcanjo disse...

        Perfeito, corretíssimo.

        Foi um dos textos mais lúcidos e concisos que encontrei sobre a defesa do voto nulo para estas eleições.