Nota para mim mesmo:

Eu quero um logo novo!!!

domingo, janeiro 07, 2007

Pensamento Exagerado sobre Blogar (afinal, sou ou não sou o Homem-Hipérbole?)

Um camarada meu, que há muito mantinha seu blog deveras atualizado, deixou de faze-lo e até mesmo, anunciou um fim dos tempos no seu blog, o que me fez parar pra pensar: "afinal, por que continuar postando?"

Todo mundo tem algo pra falar e que gostaria que uma outra pessoa ouvisse. Nem sempre existe essa outra pessoa, então o desejo de falar encontra outras formas de execução. A mais moderna dessas formas é postar seu discurso em um blog. Esse discurso pode ser interpretado pelos outros da forma como eles quiserem, ou seja, pode ser considerado informação, irrelevância ou lixo. Mas, como qualquer outra forma de ação, essa externalização rouba da pessoa aquilo que lhe é mais precioso, caro, valioso: o tempo.

Manter um blog atualizado requer tempo livre que, dependendo da freqüência de atualização, pode significar muita hora vaga. E quem bloga, nem sempre tem a vida ganha e pode se dar ao luxo de ficar horas a fio na frente de um computador, escrevendo sobre qualquer porcaria que ache na internet.

Para o ser humano normal (não-blogueiro), o dia está previamente planejado. Acorda-se, 1 hora de café com banho, 9 de labuta e almoço (sem contar horas-extras), 1 de exercício, 1 de Manoel Carlos, Chaves ou Sportv (depende do sexo), 30 minutos de sexo (sozinho ou acompanhado), 1 de jantar com banho e 30 minutos (ou mais) de traslado (bem mais pra quem mora em Niterói), o que soma 14 horas diárias. Quem acorda as 8 da manhã e cronometra suas ações, como eu faço, as 22 horas todos os seus afazeres estão feitos. Porém, ainda há fatores inesperados que acabam roubando aquela 1 hora entre o término das tarefas e ir dormir, como o cansaço do dia, a vida chope-social, a segundinha...

Fica então fácil explicar porque os blogs menos atualizados mantém uma média de 2 posts por semana, que representa sábados e domingos do mês. Se virem os horários dos meus posts, a grande maioria é de madrugada, podemos então, incluir como blogueiros mais assíduos, além dos desempregados, os insones. Em ambos os casos, falta algo nas pessoas por trás dos blogs. No primeiro caso, falta dinheiro (que mais tarde se converterá em perda de saúde), no segundo, saúde (que mais tarde se converterá em perda de dinheiro).

Há o terceiro caso, o dos felizardos da era digital, daqueles que dispensam as 9 horas de trabalho e ração para "trabalhar" nos blogs. Ganhando pra isso, ora vejam vocês! Uma minoria, composta de aspono-colunistas de jornais, nerds-heróicos do início da geração PC, punheto-hackers tarados e Spam-Naji Nahas do AdSense. O que difere os 2 primeiros grupos de blogueiros do terceiro é o conteúdo do blog. Aí eu não digo a cara, o formato, a quantidade de gueri-guéris e bannerzinhos da página, mas a massa, que por definição deveria ser cinzenta e não colorida ou piscante. O internauta mais preparado irá notar essa diferença e achar o interessante por trás do interesseiro. É aí que reside a esperança no futuro da blogo-comunicação.


--Dedicado ao amigo S0mbr4--

Um comentário:

Ricardo disse...

"o interessante por trás do interesseiro", genial. Com a exceção dos ProBloggers, que ganham dinheiro pra isso, acho que quem gosta de escrever cria um blog pra satisfação pessoal, e como o Rafael disse no nosso blog, aquele orgulho humano que todos temos. Eu me divirto com o blog, mesmo tendo alguns bloqueios pra assuntos de vez em quando. Brigado pelo apreço, sempre que eu posso eu dou uma passada por aqui, mesmo sem comentar. Abraço!