Top 10 14 List: Os 10 Melhores Vídeos do Monty Python
Em 30 de Novembro de 2006, o blog Hightech News Blog publicou uma linta com 59 sketches do Monty Python. Para quem não sabe, o "Monty Python's Flying Circus" foi um programa humorístico da BBC Inglesa na dácada de 70, que serviu de inpiração para tantos outros de hoje em dia como "Saturday Night Live" e, porque não, o nacional "TV Pirata"?
No programa, 5 atores interpretavam diversos personagens em esquetes que não só valorizavam as grandes atuações de John Cleese, Graham Chapman, Michael Palin, Eric Idle e Terry Jones, como também os roteiros e animações fantásticas de Terry Gilliam. Desse seriado, também, surgiram filmes formidáveis como "Em Busca do Cálice Sagrado", "A Vida de Brian" e o premiado musical da Broadway "Spamalot".
Mas, como eu dizia, o blog listou 59 pérolas e, após uma busca na internet, resolvi listar os 14 vídeos que mais gostei dessa trupe. (era pra ser 10, mas não consegui ser mais conciso que isso...)
Requerimentos de sistema:
- Saber falar inglês
- Ter senso de humor apuradamente britânico
14. Silly Olimpiad ou Olimpíadas Idiotas
Esse é um esquete externo, que mostra modalidades como "100 metros rasos para pessoas sem senso de direção" ou "200 metros nado livre para pessoas que não sabem nadar". Vale mais pela execução da idéia.
Para ver, clique aqui
13. Silly Job Interview ou Entrevista de Emprego Idiota
Exemplo de como o nonsense dessa trupe era utilizado em conjunto com situações reais. Um sujeito entra na sala pra fazer uma entrevista de emprego e o entrevistador o avalia de forma tresloucada, tocando sinetas, fazendo caretas, esperando uma reação do candidato. Palmas para John Cleese, que faz o entrevistador.
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
12. The death of Mary Queen of Scots ou A Morte da Rainha Mary da Escócia
Esse é um dos excluídos do Hightech News Blog. Dá pra rir de bobeira, ao ver os dois atores do esquete anterior, vestidos de velhinhas ouvindo a um programa de rádio maluco. Clássico esquete onde as coisas explodem, a conversa não segue um tema, mas tem uma conexão lógica e o melhor, os atores não conseguem manter-se totalmente sérios. Hilário.
Para ver, clique aqui
11. Dirty Hungarian Phrasebook ou Dicionário de Frases Sujas em Húngaro
Também omitido no outro blog, esse clássico esquete mostra Cleese, um hungaro na Inglaterra, com seu dicionário que traduz frases de maneira um tanto o quanto erradas, como quando ele quer pedir fósforos e afirma que seu "hovercraft está cheio de enguias".
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
10. Ministry of Silly Walks ou Ministério das Andadas Idiotas
Acho que esse esquete só não é mais clássico que o do papagaio (a ser mostrado). De novo o Cleese é a grande estrela, começa ele andando pela calçada de forma engraçada, mas com a cara mais séria que ele já fez na vida. Destaque para a andada do Terry Jones, quando Cleese passa pelo corredor.
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
9. Buying a Bed ou Comprando um Cama
Conhecido também como Mattress Sketch (Esquete do Colchão). Um casal recem casado sai para a lua-de-mel, mas sntes, passa numa loja para comprar um colchão. O primeiro vendedor multiplica tudo por 10, o outro divide por 3, ou seja, como diria o locutor da Sessão da Tarde, a partir daí é pura confusão!
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
8. The Man with Three Buttocks ou O Homem com Três Nádegas
Já tentaram imaginar como seria entrevistar alguém que diz ter 3 bundas na televisão? Ele teria que mostrar ou pelo menos provar que possui realmente as 3 bochechas... Nesse esquete aparece um "apresentador" dizendo a célebre frase: "And now for something completely different", ou "E agora um assunto completamente diferente", que servia para unir os esquetes, como os jornais da BBC utilizavam para unir as matérias, unindo festa de reveillon ao nascimento de um panda no zoológico, por exemplo. Essa frase virou título do primeiro filme do Monty Python para o cinema.
Para ver, clique aqui
7. Argument Clinic ou Clínica de Discussão
Já pensou pagar para discutir com alguém? Partindo da premissa que existe todo o tipo de tarados no mundo, os caras do Monty Python resolveram sacaneá-los nesse esquete, que é um dos que mais se aproxima à vida real, se ela fosse regida por Murphy (aquele cara das leis...).
- Não é, não!
- É, é sim!
- Não é, não!
- É, é sim!
E por aí vai...
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
6. Mouse Problem ou Problema de Rato
Rato é um bicho problemático. Pessoas que gostam de se comportar como ratos é caso de calamidade pública. Destaque para os personagens históricos que gostavam de ser ratos.
Para ver, clique aqui
5. Spam ou Spam
Iniciando o Top 5 vem esse esquete, que já foi até comentado previamente por mim aqui no blog. É tão clássico e grudento que o nome "Spam" acabou servindo para designar lixo-eletrônico. Detalhe para a aparição repentina do húngaro do esquete número 11. É hilário. É nonsense. É Monthy Python em seu melhor.
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
4. Agatha Christie Sketch ou Esquete Agatha Christie
Eu adorei o filme "Assassinato por Morte", comédia que satiriza os livros de detetive de Agatha Christie. E este esquete segue a mesma linha, com jogos de palavras, repetições sem sentido e mais loucuras, pra confundir a cabeça dos espectadores. Foi o primeiro que eu vi e quase me urinei de rir.
Para ver, clique aqui
3. The Funniest Joke in the World ou A Piada Mais Engraçada do Mundo
Se eu ouvisse a piada mais engraçada que já foi feita na história do mundo, eu acho que eu literalmente morreria de rir. Como aconteceu ao autor da piada mais engraçada do mundo nesse esquete. É uma piada tão potente que o exército britânico traduziu para o alemão e a utilizou na segunda guerra mundial. A melhor arma que eu já vi na vida. E ver os pythons falando "alemão" é engraçadíssimo: "Wenn ist das Nunstrück geht und Slotermeyer? Ja! ... Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput." Hahahahahahahahahahahahahaaaaaaaargh!
Para ver, clique aqui *Legendado em Português!*
2. Johann Gambolputty ou João Gambolputty
O nome do esquete não é esse... É na verdade Johann Gambolputty de von
Ausfern Splendenschlitt Krasscrenbon Friedignledangle Dongledungle Barstein von Meckenträshen Applebanger Horowitz Ticolensic Granderknotty Spelltinkle Grandlich Grumblemeyer Spelterwasser Kurstlichhimble Eisenbahnwagen Gutenabendbitte Einennürnburger Bratwustle Gespurtenmit Zweimacheluber Hundsfut Gumberaber Shönedanker Kalbsfleisch Mittelaucher von Hautkopft of Ulm. O maior nome da música barroca alemã, injustamente esquecido. Incrível.
Para ver, clique aqui
1. Dead Parrot Sketch ou Esquete do Papagaio Morto
Como o Hightech News Blog teve a pachorra de deixar esse esquete de fora da sua lista? Talvez o mais apresentado, copiado, ins-pirado esquete de todos os tempos da história dos esquetes cômicos. É básico e ao mesmo tempo original. É o melhor na minha opinião.
*Legendado em Português!*
---fonte: YouTube Copyright © 2006 YouTube, Inc.---
BÔNUS: O Funeral de Graham Chapman
Discurso emocionado de John Cleese no enterro do colega do Monty Python Graham Chapman, pra mostrar que, mesmo nas piores horas, o humor é sempre o melhor remédio. Fechando com a clássica música do filme "A Vida de Brian", Always Look on the Bright Side of Life".
Para ver, clique aqui
Links relacionados:
Todos os scripts do Monty Python - Estão em inglês, mas podem ser traduzidos no tradutor do Google, por que não?
Monty Python na Wikipedia
Site oficial do Monty Python
Um comentário:
Aaaaaaaaaaaah!!! Monty Python é demais, tem uns aí que eu nem conhecia! Meu favorito ainda é o Silly Job Interview, quase empatando com o Silly Walks. Abraço!
Postar um comentário